sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

pastoral

A CAMINHADA PARA FORA


A formação espiritual não é um fim em si mesmo. Ela é um meio importante para um grande fim. Porque o caminho para fora é o caminho para dentro. E o caminho para dentro é o caminho para fora. Nós alcançamos o que está fora de nós mesmos, primeiro por alcançar e descobrir em Cristo, para fortalecer nossa relação com Deus e para construir uma comunidade cristã. Desta crescente base de formção espiritual, alcançamos fora, além de nós mesmos, para confrontar a dorda cidade e, em assim fazendo, descobrir nossa chamada, revelar nossos dons e movermos para a missão que Deus nos tem confiado.
Nós glorificamos a Deus basicamente através do serviço que prestamos à humanidade, ao ministrarmos para os mais humildes, entre eles, os irmãos em Cristo. A razão pela qual existimos está relacionada pessoal, direta e salvificamente com o nosso ministério ou serviço prestado no mundo. Nosso crescimento na comunhão com Deus, conosco mesmo e com os outros ocorre para nos capacitar a responder com maior profundidade a chamada de Deus para ministrarmos a dor do mundo. A consciência de nossa vocação acontece somente quando nosso crescente sentido de regozijo em Cristo encontra-se com a aguda fome do mundo!
Vimos que Deus chama a igreja a se interessar pelos cuidados com a saúde, mortalidade infantil, os idosos, o stresse, a poluição ambiental, a adequada e própria habitação; trabalho para todos os níveis e habilitações que levam as pessoas a crescerem, o desenvolvimento econômico, os sistemas legais justos, a comunhão de todos os povos da cidade com Deus, e um viver em paz uns com os outros.
Tantas necessidades. A igreja parece insignificante diante da enormidade da tarefa que lhe é dada. Como pode ela responsavelmente responder, com o evangelho, todas as carências da cidade? Paulo nos indica a estratégia que nos capacita a responder plenamente a cidade (cf. Rm 12. 4-8).
A igreja - corpo de Cristo - é chamada por Deus para anunciar um evangelho integral a toda a cidade, e isto significa responder a tudo o que ocorre nela (cf. Is 65). Não é responsabilidade do cristão atender a toda dor da humanidade. Cada um é chamado por Deus para ministrar a uma dor de cada vez. Mas a igreja, como corpo dos fiéis, é chamada a ministrar a todas as necessidades dentro da sociedade. Ela faz isto equipando, encorajando e preparando cada um de seus membros para reconhecer sua chamada específica, para identificar os outros da mesma congregação que possuem idêntica chamada e ajuntá-los numa coalizão para responder àquela necessidade juntos. A liderança da igreja age para convocar, equipar e organizar seus membros de tal forma que eles possam identificar e levar a cabo suas respectivas chamadas em conjunto.
Assim é que Deus tem chamado a cada um de nós, como indivíduos e como igreja, para ministrar de modos particulares à profunda dor da cidade. Deus tem garantido crescimento em nosso próprio auto-entendimento, em nosso relacionamento com ele e edificação de nossa comunidade cristã para nos preparar espiritualmente para a missão que ele colocou diante de nós. Ele tem nos dado dons; e dado um ao outro para capacitação mútua afim de nos mover efetivamente para a missão. E então... ?

"Então ouvi a voz do Senhor, que dizia:
A quem enviarei, e quem há de ir por nós?
Então disse eu :
Eis -me aqui, envia-me a mim." (Is 6.8)

Robert C. Linthicum


Nenhum comentário:

Postar um comentário