domingo, 14 de dezembro de 2008

pastoral


EMPOÇAMENTO

Faz poucos dias que ouvi esta palavra pela primeira vez. Veio da boca do Presidente do Banco Central Henrique Meireles. Ele se referia a atitude dos bancos brasileiros, que diante da crise financeira internacional, represam o dinheiro não emprestando às empresas. Mesmo com o afrouxamento do compulsório dos bancos, ou seja, com cerca de R$ 160 bilhões a disposição dos bancos, direta e indiretamente esses recursos estão empoçados ou represados no caixa dos bancos, que preferem comprar títulos do próprio Governo Federal, retroalimentando a crise. O Banco Central precisa coibir isso e agir com rigor, obrigando as instituições financeiras a colocar o dinheiro no mercado, sob pena de seqüestro desses recursos. Infelizmente o presidente do Banco Central nada faz neste sentido. Parece até que trabalha para os bancos privados ao invés de trabalhar para a nação.
Mas existe outro tipo de empoçamento. Refiro-me a um tipo de empoçamento espiritual. Este empoçamento acontece quando represamos as bênçãos de Deus. Deus em sua infinita bondade derrama bênçãos sem medida sobre nossas vidas. Com o objetivo que sejamos canais de bênçãos na vida de outras pessoas. Deus quer que sejamos abençoados, mas quer também que outros participem desta bênçãos. Como na Parábola do Grão de Mostarda (Lucas 13:18,19), que à semelhança daquela pequena semente, ao crescer torna-se uma grande árvore e abriga em seus galhos pássaros de várias espécies. Dando assim a entender que outras pessoas, quer de longe ou quer de perto, e de várias raças e cores e condição social diferentes serão positivamente atingidos com estas bênçãos.
Um exemplo de empoçamento na história é a nação de Israel. Deus os abençoou para que outras nações fossem também abençoadas pelo ministério desta. Isto é o que nos diz o Salmista Davi “Abençoe-nos Deus e todos dos confins da terra
o temerão”. Este era o propósito mas infelizmente tal coisa não aconteceu. Eles represaram as bênçãos, numa atitude de orgulho e vaidade. Neste pensamento consideraram os outros indignos destas bênçãos. Deus por sua vez retirou sua benção de sobre esta nação.
Empoçamento é um pecado e uma tentação. Deus retira suas bênçãos de que a represa. Praticamos o pecado do empoçamento quando não queremos servir à igreja do Senhor Jesus com as bênçãos que ele nos deu; Quando não queremos ajudar aos pobres e necessitados; quando não entregamos os dízimos e ofertas; e por ai vai.
Rejeitemos toda espécie de empoçamento pois se o financeiro prejudica o desenvolvimento do pais o espiritual prejudica o crescimento do Reino de Deus.
Pr. Gildásio Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário