domingo, 2 de novembro de 2008

Pastoral


QUENTE DEMAIS

Em si tratando de aquecimento global não pensei que estivesse tão perto. Pensava eu que este seria um problema para daqui a 20, 30 anos. Pensava eu que seria um problema para os meus netos. Contudo o calor desta semana tirou todas as minhas ilusões. Fez-me ver que o problema já está ai.
O calor que fez esta semana em Anápolis foi do tipo paralisante. Daqueles que não deixa dormir à noite. Que também diminui a atividade física e mental durante o dia. Mesmo na caminhada pela manhã o calor já incomoda às sete horas. Minha calvície precocemente adiantada, mesmo com o horário de verão, neste horário já pede menos. 38 graus é calor para o norte do país. E, por falar em norte, como está sendo o calor lá? Tem como o ser humano sobreviver com temperaturas acima dos 40 graus? E a fauna e a flora como se adaptarão a esta nova realidade? Quem viver verá.
Mesmo sendo um leigo nesta área me arrisco a falar sobre este tema. E observo que o aumento da temperatura em Anápolis é uma realidade. Não adiante fugir do tema. Fazer de conta que não está vendo não vai ajudar em nada. Dos anos setenta, quando aqui cheguei para morar, para hoje o aumento é de mais de dois graus. Preocupa-me a sobrevivência do ser humano neste novo contexto. Preocupa-me especialmente com os mais pobres. Os ricos sempre têm uma saída. Preocupa-me também com o esgotamento dos recursos naturais. Especialmente a água doce e tratada. Anápolis que pode ser considerada uma caixa d’água por ser nascente de cinco rios já se recente deste problema.
Como evangélicos não adianta simplesmente dizer é sinal da vinda de Jesus. Creio na vinda corpórea de Jesus. Não é isto que estou querendo discutir. É que precisamos ser mordomos fiéis do que Deus nos deu. Longe de nós sermos chamados de servos negligentes. Esta atitude descuidada pode nos levar a isto. Precisamos cuidar bem de tudo que Deus nos deu.

Se este tema te preocupa deves estar perguntado,, o que fazer diante de um problema de tal magnitude? A resposta é: Comece se informando e tomando pequenas atitudes. Preocupando-se e se inteirando já é um bom começo. Indo mais além você pode começar por aquilo que está perto de você. Exemplos: economize água. Não use plástico seja garrafa pet ou sacola plástica.
Deus nos abençoe.
Pr. Gildásio Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário